1. Qual o objetivo do Abrigo?
Oferecer aos idosos residentes uma melhor qualidade de vida, proporcionando-lhes um atendimento integral, como instituição de longa permanência, nas necessidades biopsicossociais oriundas do processo de envelhecimento.
2. Que tipo de Público é atendido no abrigo?
Pessoas com 60 anos ou mais, desprovidas de bens materiais , sem referância familiar, encaminhadas pelos orgãos de Proteção Social e de Direitos, familiares que não tem condições de prestar os cuidados necessários ao idoso.
3. Como faço para doar para esta instituição?
4. Como posso me tornar membro?
Os sócios fundadores são indicados pela Diretoria e os colaboradores sã, aqueles que contribuem com doações para Instituição.
5. O abrigo recebe visitas para os idosos?
Sim, recebemos visitas. Após o início da Pandemia suspendemos as visitas, e aos poucos estamos retomando com as visitas , priorizando a visitação dos Familiares e Amigos próximos dos idosos, todos com o Esquema vacinai em dia, uso de máscaras e sem apresentar sintomas gripais.
6. Quem tem direito a morar no abrigo?
Instituição é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família ou não tem referencia familiar.
7. Quais são os direitos sociais do idoso?
De acordo com o artigo 3° do Estatuto do Idoso afirma que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência.
8. Os idosos passeiam ou tem atividades sociais no abrigo ?
9. Porque o idoso vai morar em um abrigo ?
Quando uma família procura um abrigo como local para seu familiar idoso morar busca, entre outras demandas, um ambiente que ofereça cuidados, companhia, além de ser um espaço de convivência e socialização entre os moradores.
10. É bom viver em abrigo?
Viver em um abrigo nem sempre é algo bem visto pelas pessoas, já que esta palavra carrega consigo um estigma de abandono pela família. Mas, na verdade, nessas instituições, hoje mais conhecidas como casas de repouso, os idosos são bem cuidados, com toda a infraestrutura necessária para que vivam com qualidade de vida
11. Qual a idade mínima para entrar no abrigo?
Do mesmo modo, as normativas que regulam as atividades de instituições destinadas à hospedagem ou moradia coletiva de idosos, adotam, igualmente, a idade mínima de 60 anos (item 2, da RDC n° 283/05 ANVISA), também, acatamos em casos excepcional pessoas menores de 60 anos , de acordo com os critérios internos da Insituição.
12. Tem vaga para idosos no abrigo?
Sim temos vagas, porem temos que conhecer a realidade social do idoso, para conhecimento do contexto familiar e de saúde do idoso.